Higienizações

+29 anos

Mais de vinte e sete anos atuando na salvaguarda, conservação e restauro de obras de arte

+10 mil

Mais de dez mil obras higienizadas

+20

Instituições museológicas, bancos e colecionadores já utilizaram nossos serviços

Higienização como prevenção

É do conhecimento de todos que a Conservação é uma ação crucial para manter a boa saúde de qualquer coleção. As grandes instituições museológicas possuem em seus quadros conservadores altamente qualificados que vem realizando tratamentos de conservação preventiva, bem como, quando necessário, de restauração. Por esta razão, estas coleções estão em excelente estado de conservação e podem expor suas obras para o publico sempre que solicitada.

Esta experiência bem-sucedida das instituições públicas serviu de parâmetro para que o Atelier Raul Carvalho pudesse implementar um programa de conservação voltado para as grandes coleções de arte, trabalhando em conjunto com coleções particulares e instituições museológicas.

Por esta razão, o trabalho realizado pelos profissionais de conservação do staff do Atelier se amplia para as demais situações que envolvem a dinâmica de empréstimo. É necessário pensar para além das atividades comumente realizadas nos ateliês de conservação. Projetar embalagem adequadas para as especificidades das obras, estudar novas formas de transporte, montagem, condições ambientais, entre outras, geram um investimento em pesquisa e a necessidade de colaboração de profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Os resultados das higienizações são medidos a longo prazo assim sua eficiência é notável ao longo para a saúde e salva guarda das obras. O que corrobora a ideia de que o investimento em conservação preventiva contribui para preservar a saúde física e econômica das obras. Isto porque é possível amenizar, e muitas vezes controlar, os processos depreciativos, pois atua-se não só nas obras, bem como no ambiente que as circunscreve. 

Como resultado deste processo é notável que os procedimentos invasivos de restauração diminuíram de maneira drástica, bem como os acidentes que o transporte e o manuseio incorreto muitas vezes causavam, de modo que impactou diretamente nos gastos uma vez que tais processos restaurativos são em geral mais onerosos, complexos, difíceis.

Galeria de Obras

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Rua Conselheiro Cândido de Oliveira, 349 - Vila Anastácio, São Paulo - SP - CEP: 05093-010
Fone: (11) 3313-7379 - raulcarvalho1@me.com